segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Possibilidade em Aberto

Alimento na busca de uma arte atenta e em diálogo com novas possibilidades de visão sobre a experiência humana:

“O que sempre conta nas coisas da arte é mais o aberto do que o alcançado...naquilo que acontece, a experiência estética registra a cintilação de “outra coisa”, uma possibildade que ainda está aberta, conservando utopicamente a condição de algo indeterminado que se anuncia”.  Viviane Dias.

Na década de 1920 um grupo de cientistas apresentou ao mundo uma nova teoria, a Mecânica Quântica, onde os eventos estão "em aberto" para seguirem conforme suas possibilidades e, assim, não se pode prever sempre o que acontecerá, porque todas as coisas escolhem e tomam um caminho a todo momento... e também não se pode observar e conhecer tudo porque sempre algo nos escapará... e só por observar, a realidade se mostra diferente do que poderia ser porque se revelará a nós do seu próprio modo...

O incrível disto é que nós, em todo o tempo e todo o espaço, fazemos com que, dentre um mar de possibilidades que está cintilando, representado por uma equação de onda que reverbera no vácuo quântico, uma escolha seja feita e um caminho seja seguido.... influenciamos e somos influenciados..... no micro-cosmos o mundo que ainda não existe se forma diante de nós...e então o atravessamos, passamos por ele... como por um diálogo diante de novas possibilidades onde por um instante pudesse o tempo parar separando os eventos que se dividem, o que antecede e o que sucede, e então, nesse efêmero intervalo, pudéssemos contemplar um mistério eternizado na utopia, o da possibilidade em aberto.


O quadro acima é de Pablo Picasso de 1942, representando aqui "o gato de Schrödinger", célebre experimento mental da Mecânica Quântica

Viviane Dias, Atriz, Dramaturga, Professora de Teatro e Jornalista, cita aqui Hans Thies-Lehmann criador do teatro pós-dramático.

http://caioaugustocarvalho.wordpress.com/2011/09/26/alem-da-velocidade-da-luz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário